segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUA envio de mais tropas ao Afeganistão até ao Verão


O presidente eleito Barack Obama disse repetidamente ao longo de sua campanha e pós-eleitorais discursos que ele quer ter mais tropas no Afeganistão e quer que o foco da guerra global ao terror mudou-se para aquele país. Como a violência diminui lentamente no Iraque, a percepção é de que os EUA serão capazes de retirar tropas daquele país e, simultaneamente, aumentar a presença dos EUA no Afeganistão.

Cerca de 20.000 tropas de combate novos foram convidados a ajudar na luta no Afeganistão, que é apenas um componente que Gates se referiu como uma "correção de rota" para os Estados Unidos. Parte da mudança na política envolve uma maior cooperação com as autoridades afegãs, em um esforço para tê-los mais investiu em operações militares dos EUA contra a Al-Qaeda e os combatentes remanescentes do Talibã. Política atual não exige qualquer aprovação ou a entrada de autoridades afegãs e eles são simplesmente informados das operações norte-americanas como elas são realizadas.

Prevê-se que a maior parte da presença de tropas adicionais serão concentradas nas regiões sul e sudoeste do país, com foco na região de Kandahar. Grande parte deste plano será sem dúvida depende o sucesso ou fracasso das reduções planejadas de tropas no Iraque. As tropas estão actualmente agendado para estar fora das cidades iraquianas até junho e fora do Iraque completo dentro de três anos. É difícil imaginar os EUA - mesmo sob uma administração Obama - ser capaz de honrar esse tempo.

Há atualmente 31.000 soldados americanos no Afeganistão e pouco menos de 150.000 no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário